03 de julho de 2018

Um FEG e 11 Concessões apoiam e participam nas palestras de intervenção do Centro de Comunicação dos Oceanos, que inicia no dia 4 de julho, pelas 16h00, na Academia de Ciências de Lisboa. A primeira sessão, moderada por Nysse Arruda (jornalista e curadora), conta com participação da bióloga Jessica Link (Universidade de Santa Catarina, Brasil), do Chef Luis Baena, de Ana Loureiro (Diretora de Comunicação do EGF) e de um vídeo -entrevista exclusiva com Garret McNamara (Surfista de Ondas Gigantes).

As empresas ALGAR, AMARSUL, ERSUC, RESIESTRELA, RESINORTE, RESULIMA, SULDOURO, VALNOR, VALORLIS, VALORSUL e VALORMINHO, Concessionárias do EGF, estão apostadas em novas formas de visibilidade no trabalho essencial que todos os dias de uso e valorizam. resíduos que todos os cidadãos produzem, dando visibilidade às consequências dos maus-tratos, mas também às soluções que existem para evitar. 

 A poluição dos oceanos é uma conseqüência da atividade humana que é urgente, e a solução passa por ter, em terra e sem mar, usando e usando o sistema de tratamento e valorização de resíduos que são eficazes e sustentáveis.

SESSÕES PRESENCIAIS E LIVE STREAM

As sessões têm início no dia 4 de julho, às 16h, na Academia de Ciências de Lisboa, às quais você pode assistir presencialmente e de forma gratuita, mas também no LiveStream em www.ccoceanos.pt

 A primeira sessão conta com o seguinte programa:

 Mergulhando na Problemática da Pesca Fantasma

Jéssica Link: biológica, instrutora de mergulho e pesquisadora na área de conservação marinha - Universidade Federal de Santa Catarina.

 A diversidade do pescado em Portugal e suas possibilidades gastronómicas

Chef Luis Baena: Um dos poucos chefs portugueses que trabalhou com Paul Bocuse e depois de 32 anos de carreira em quatro continentes (inclusive no Brasil). Pioneiro no seu empenho em projetos inovadores e promoção de produtos tradicionais dos Açores.

Valorizar os resíduos em terra para proteger o Mar

Ana Loureiro: Diretora de Comunicação do EGF, Global Environment Facilities (empresa de referência no setor ambiental no nível europeu e líder em Portugal na valorização de resíduos urbanos).

 Os muitos perfis das ondas gigantes

Garrett McNamara: Surfista de ondas gigantes, gravador mundial na praia da Nazaré.

 

As próximas sessões estão agendadas para os dias 4, 11, 18 e 25 de julho - o programa das sessões será apresentado no site www.ccoceanos.pt

Centro de Comunicação dos Oceanos

O Centro de Comunicação dos Oceanos é um projeto de Nysse Arruda, jornalista e curadora, especialista em temas náuticos há mais de 20 anos em Portugal, autora de várias publicações e premiada em 2016 pelo Prémio Femina. Iniciou este projeto para promover o debate das questões essenciais associadas ao Mar, e obteve o apoio institucional de diversas instituições, com destaque para a Presidência da República, o Ministério do Mar, Ministério do Ambiente, Câmara Municipal de Lisboa, Instituto Hidrográfico, Academia das Ciências de Lisboa, IPMA e da Unesco-Portugal.

Este projeto conta ainda como padrinhos os velejadores olímpicos João Rodrigues e Joana Pratas, mas também com o velejador brasileiro Torben Grael, o surfista Garret McNamara e a ONG Americana Marine MegaFauna Mozambique.

 Para mais informações: Ana Loureiro | 968601711 | ana.loureiro@egf.pt

 Sobre um FEG

A EGF, Environmental Global Facilities, é uma empresa europeia de referência no setor ambiental e líder no tratamento e valorização de resíduos em Portugal. Reforçado pela sua integração no Grupo MOTA-ENGIL, um EGF é a maior prioridade em 11 Concessões de tratamento de resíduos: Algar, Amarsul, Ersuc, Resiestrela, Resinorte, Resulima, Suldouro, Valnor, Valorlis, Valorminho e Valorsul.