A percentagem de resíduos reciclados continua a aumentar em Portugal, mas os valores são ainda pouco expressivos, se comparados com a totalidade de resíduos recolhidos.
ALTERAR ESTA REALIDADE TAMBÉM DEPENDE DE SI.
Ao separar as embalagens (papel, cartão, plástico, metal ou vidro) está a dar o primeiro passo no processo de reciclagem. Está também a promover a poupança de matérias-primas e a contribuir para reduzição emissões de CO2 na atmosfera. O seu pequeno gesto faz toda a diferença.
A Valorminho realiza uma recolha seletiva dos resíduos que a população voluntariamente coloca nos ecopontos situados nos municípios de Melgaço, Monção, Valença, Vila Nova de Cerveira, Paredes de Coura e Caminha.
Após a recolha, o material é encaminhado para as instalações da Valorminho, onde os resíduos são pesados e descarregados em locais diferentes, sofrendo uma separação mais cuidada e onde os materiais são enfardados por diferentes categorias e posteriormente são encaminhados pelas entidades gestoras, para valorização.
A recolha dos materiais depositados nos ecopontos é realizada segundo circuitos independentes para cada tipo de material, utilizando-se para o efeito viaturas específicas.
O que são os Ecopontos?
Os ecopontos são um conjunto de três conteúdos de núcleos diferentes, usados para receber materiais recicláveis que podem ser reciclados e valorizados. A Valorminho, distribui estrategicamente pela sua área de intervenção ecopontos, um fim de garantir a cobertura de toda a população.
A correta utilização dos ecopontos é um ponto de partida fundamental. Estes materiais são recolhidos pela Valorminho e encaminhados para uma Estação de Triagem, onde serão selecionados usando as suas características para seguidamente serem enviados como reciclados.
O que colocar nos Ecopontos?
Ecoponto Verde: Vidro - Garrafas, frascos, garrafões;
Ecoponto Azul: Papel e cartão - Embalagens e rolos de cartão, papel, jornais, folhetos e revistas;
Ecoponto Amarelo: Plástico (Embalagens) - Garrafas, garrafões, bidões, sacos.
Metal (Embalagens) - Latas, sprays, aerossóis.
Pacotes de Bebida (sumo, leite).
A recolha dos Óleos Alimentares Usados (OAU), é mais uma atividade da Valorminho que beneficia o ambiente. Estes, são muito prejudiciais à pureza da água e às estruturas de saneamento (ETAR), quando despejados diretamente nas redes de esgoto.
Através da recuperação dos OAU ocorre a diminuição das emissões de partículas de carbono e de compostos de enxofre, permitindo assim, através da sua transformação em Biodiesel, substituir parte da importação de gasóleo e, graças à sua superior capacidade lubrificante, aumentar o tempo de vida útil dos motores.