16 JUL 2017

A 1ª Edição do concurso escolar Entra Connosco na Big Separação, promovido pelo Sistema Multimunicipal Valorminho, Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos SA, chegou ao fim e já tem vencedor, o Jardim da Infância de S. Pedro da Torre, Valença.
ecorrerO concurso contou com a participação de cinco estabelecimentos escolares, o Jardim de S. Pedro da Torre, o Centro escolar de Valença, o Centro escolar de Campos, o Centro Escolar de Vila Nova de Cerveira eo Centro Escolar de Covas, abrangendo cerca de 750 alunos. Todos estes alunos e respetivos professores, educadores e auxiliares de educação, participam nas ações de sensibilização prévias ao concurso. No decorrer do mesmo, não só uma comunidade escolar para envolvida, pois também foi feito um pedido de uma palavra aos alunos.

Os "Agentes de Reciclagem" assim como os alunos, levaram como missão uma angariação de embalagens de plástico e metal, que são sendo acondicionados nas escolas em big-bags, durante o período de concurso, para além de Valorminho realizar uma recolha de recolha e pesagem dos mesmos.

O jardim de S. Pedro da Torre, apresentou nesta 1ª Edição o melhor resultado não Classificação de Resíduos separados, registando 11,63 kg / aluno, tendo recebido o CERTIFICADO DE BIG ESCOLA, um livro como prémio de participação e prémio didático no valor do total separado.

Todas como escolas que participaram no concurso receberam um certificado de participação e um livro alusivo ao Ambiente "Trabalhos Manuais Amigos do Ambiente".

Este concurso contou com uma recolha de 2,5 toneladas de embalagens contribuindo para que a escola, vise em melhorar ainda mais seu desempenho ambiental, assim como sensibilizar e mobilizar uma comunidade envolvente.

A Valorminho pretende continuar a promover este género de iniciativas, pelo que se prevê a realização da 2ª Edição do concurso no ano letivo 2017/2018, abrangendo escolas e continuando a apostar na propagação da mensagem de boas práticas ambientais referente ao presente documento, Trarão inúmeros benefícios não é um bem de qualidade de vida, não só do espaço escolar, mas de toda comunidade e participação para formação pessoal destes futuros cidadãos.