Valorização energética através da produção de biogás
Através da decomposição dos resíduos depositados no aterro sanitário resulta o biogás. O biogás é um conjunto de vários gases gerados pela digestão anaeróbia dos resíduos biodegradáveis.
É composto maioritariamente por metano e dióxido de carbono, com uma percentagem residual de compostos de enxofre e de compostos orgânicos voláteis. Nas instalações da Valorização de biológicos capturados e valorizados na Central de Valorização Energética de Biogás (CVE). O biogás captado é através de uma rede de bebedouros, instalação de energia elétrica, energia elétrica, aspiração, um motor de combustão interna que utiliza o biogás como combustível.
A CVE da Valorminho é uma instalação compacta, onde o motor e o compressor estão dentro do mesmo conteúdo. É constituída por um gerador com uma potência de 537 kW.
Em 2023, a energia elétrica gerada pela CVE da Valorminho, injetada na Rede Elétrica Nacional, foi de 3 GWh anuais, o que daria para abastecer cerca de 1300 habitações, evitando uma emissão de aproximadamente 2000 toneladas de CO 2 e redução da dependência energética do país em cerca de 2200 BEP (barris equivalentes de petróleo).