A percentagem de resíduos reciclados continua a aumentar em Portugal, mas os valores são ainda pouco expressivos, se comparados com a totalidade de resíduos recolhidos.
ALTERAR ESTA REALIDADE TAMBÉM DEPENDE DE SI.
Ao separar as embalagens (papel, cartão, plástico, metal ou vidro) está a dar o primeiro passo no processo de reciclagem. Está também a promover a poupança de matérias-primas e a contribuir para redução de emissões de CO2 na atmosfera. O seu pequeno gesto faz toda a diferença.
A Valorminho realiza uma recolha seletiva dos resíduos que a população voluntariamente coloca nos ecopontos situados nos municípios de Melgaço, Monção, Valença, Vila Nova de Cerveira, Paredes de Coura e Caminha. Esta recolha decorre de segunda a sexta-feira, das 06h00 às 14h00 e das 14h00 às 22h00, para os três fluxos: papel/cartão, plástico/metal e vidro.
Após a recolha, o material é encaminhado para as instalações da Valorminho, onde os resíduos são pesados e descarregados em locais diferentes, sendo alvo de uma separação mais cuidada e onde os materiais são enfardados por diferentes categorias e posteriormente são encaminhados pelas entidades gestoras, para valorização.