SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL

A Valorminho acredita que uma população informada poderá participar de forma mais eficiente na proteção do ambiente, na economia de matérias-primas e na minimização das alterações climáticas. Neste sentido, tem vindo a desenvolver campanhas de educação e sensibilização ambiental, sensibilizando a população para o respeito pelo ambiente, conduzindo à adoção de comportamentos conscientes e eficientes, nomeadamente a redução, reutilização e a promoção da reciclagem dos resíduos.

 

Campanhas

As sessões de esclarecimento na Valorminho e em instituições, continuam a prevalecer no quotidiano da empresa. Desta forma conseguimos Sensibilizar uma comunidade com atividades in situ, para o modo de funcionamento do sistema, o funcionamento do Sistema e alerta para um valor da separação, valorização e depósito de resíduos sem contexto de promoção da utilização racional dos recursos naturais, potenciando este modo uma receita seletiva, uma valorização dos Óleos Alimentares Usados ​​e uma promoção da substância doméstica. Uma campanha "Valorminho em Movimento" tem prevalecido, não decorrer dos anos, pois esta consegue criar impacto, informar e sensibilizar uma população através de um meio diferente e abrangente; Criando laços entre como ações diárias desempenhadas por munícipes.

DAR VIDA AO VIDRO

Em 2016 a Valorminho iniciou a campanha DAR VIDA AO VIDRO, sendo esta uma ação de recolha do canal HORECA, que passa pela implementação da recolha seletiva de proximidade do vidrão em vários cafés e restaurantes cuja distância seja superior a 200m.

 

A ação iniciou-se numa área piloto abrangendo uma zona de Valença e Vila Nova de Cerveira e é objetivo da Valorminho continuar em 2017 e alargar a rede de vidrões na área de intervenção. A Valorminho pretende adquirir e distribuir contentores, de 240 L a 800L, e realizar ações de campanhas de sensibilização associadas, a monitorização e acompanhamento do projeto e consciencializar os produtores um a um, evidenciando a importância do contributo individual.

DIVIDA POR TODOS E SEJA FELIZ

Também, em 2016 foi realizada a campanha DIVIDA POR TODOS E SEJA FELIZ, o município de Melgaço e a Valorminho foram  juntos bater às portas dos melgacenses sensibilizando-os oferecendo-lhes assim um ECOBAG e informação alusiva à reciclagem.

 

A campanha de sensibilização ambiental ‘Divida por todos e seja Feliz’, aconteceu em parceria também com as Juntas de freguesia. O objetivo é a separação de resíduos tendo como horizonte maximizar as quantidades de reciclagem, dando enfoque à importância da separação de resíduos, e para tal, a deposição em locais adequados, sendo de extrema importância a sensibilização porta a porta.

COM O BOMBEIRO A SEPARAR, É SÓ GANHAR

Em 2016 foi realizada a campanha “COM O BOMBEIRO A SEPARAR, É SÓ GANHAR!” esta é uma ação de recolha junto de bombeiros e outras instituições de solidariedade que permite um estabelecimento de parcerias para a recolha seletiva de embalagens de papel e cartão e mistura de embalagens.

SEPARAR PERTO DE NÓS

Em 2016 a Valorminho iniciou a campanha RECOLHA DE PROXIMIDADE “SEPARAR PERTO DE NÓS”, numa área piloto, com a distribuição de 24 contentores em Melgaço abrangendo cerca de 2500 habitantes.

 

Para 2017 a Valorminho pretende adquirir mais estruturas e alargar o projeto para outras áreas urbanas da área de intervenção para otimizar e estender assim a rede de recolha existente, para embalagens de papel/cartão e embalagens de plásticos.